8 de abril de 2012

UBES realiza Seminário de Gestão em São Paulo-SP

Marcado com muito debate, participação e entusiasmo dos diretores de todos os estados do país que compõe a Diretoria Executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), aconteceu na noite da última quarta-feira (7) a abertura do Seminário de Gestão da entidade em São Paulo.

O evento aconteceu no Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) onde foi realizado o debate de Conjuntura do movimento secundarista brasileiro. Com a presença da diretora de Relações Internacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), Luiza Lafetá, os estudantes discutiram a presença do movimento estudantil durante a Rio+20 - Conferência Mundial da ONU que acontecerá em junho e discutirá o desenvolvimento sustentável do mundo.





UBES NO COMBATE À EDUCAÇÃO SEXISTA, NA LUTA PELA OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS DE PODER

O segundo dia de Seminário de Gestão da UBES, que aconteceu no dia 08 de março - Dia Internacional da Mulher, reuniu integrantes da Diretoria Executiva da UBES para debater a participação e os desafios das mulheres no movimento estudantil e sua presença nos espaços de poder. Na mesa do debate esteve presente a presidente da UBES, Manuela Braga, a diretora de Mulheres, Larissa Loreno, e a 2ª vice-presidente da entidade, Thaís Soares que afirmou a importância de fortalecer as discussões sobre o assunto entre os estudantes.

Depois de debater o uso da imagem da mulher na publicidade que cria as necessidades imaginárias dentro dos comportamentos sociais forjados pelo capitalismo, a feminilidade a que muitas estão sujeitas pela ótica machista, os estudantes da diretoria e os demais convidados tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e acrescentar a realidade de seus estados.

EM DEBATE SOBRE PERFIL DA JUVENTUDE, SEMINÁRIO DE GESTÃO DA UBES LANÇA "SE LIGA 16"

Na última quinta-feira (8), durante o Seminário de Gestão da UBES que aconteceu entre 07 e 09 de março, o evento organizou o debate sobre o novo perfil da juventude com pesquisas do Data Popular. Durante a mesa de discussão, aconteceu o lançamento da campanha "Se Liga 16!".

Tendo como tema o novo perfil da juventude brasileira, esteve na mesa o publicitário e diretor do instituto de pesquisas do Data Popular, Renato Meirelles, que apresentou aos estudantes que vieram participar do Seminário representar as entidades dos seus estados. Com dados e estatísticas sobre "Quem é e o que quer a juventude do século XXI", os presentes no debate traçaram o perfil dos jovens a partir de 16 anos que receberão em suas escolas, salas de aula e nas ruas o incentivo ao voto e a participação consciente na vida política de seus municípios com a Campanha "Se Liga 16!" durante as eleições 2012.



Renato, que foi Tesoureiro Geral da UBES na década de 90, apresentou a pesquisa sobre a nova classe "C", segundo ele, em sua grande maioria composta por jovens. Para Meirelles é fundamental entender o que quer esse novo segmento da sociedade, "48% do jovens entre 18 e 24 anos tem filhos, por tanto, o movimento social precisa estar preparado para propor soluções aos problemas destes jovens", disse.

O pesquisar ainda apresentou dados sobre a inserção trabalhista e educacional destes milhões de jovens da classe "C", "estes jovens representam 64% dos estudantes universitários do Brasil e, exigem o melhor posicionamento do mercado de trabalho, querem plano de carreira e, como tem ganhado salários, as vezes maior do que os próprios pais, também tomam decisões por suas famílias" asseverou Meirelles.

"Participar da organização e da construção deste importante Seminário realizado pela nova diretoria da UBES foi de grande valia. Consolidamos o protagonismo dos estudantes secundaristas brasileiros nas mais diversas lutas enfrentadas pelo país. Agora vamos as escolas e as ruas por um grande "Se Liga 16!" e uma das mais representativas "Jornada de Lutas" da história da UBES, por #MenosJurosMaisEducação", disse Pedro I. Chaves (Vice-Presidente Sul UBES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário