8 de abril de 2012

2ª Conferência Municipal da Juventude de Porto Alegre - "Conquistar Direitos, Desenvolver @nossa_poa"



A 2ª Conferência Municipal da Juventude foi marcada pela mobilização de entidades estudantis e da sociedade civil que buscam mais oportunidades e direitos para os jovens de Porto Alegre. Mais de 900 jovens, maioria representada pela delegação do Movimento da Juventude Trabalhista de Porto Alegre (MJT/POA) se inscreveram e participaram do evento que aconteceu na última quarta-feira (05/10), na Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia.

As presenças de Murilo Parrino, representando a organização da 2ª Conferência Nacional de Juventude, do Coordenador Estadual da Juventude, Maurício Piccin, do campeão mundial de Judô, João Derly, do presidente da UEE/RS, Arthur Luís da Veiga, do Vice-Sul da UBES, Pedro Igor, e de demais líderes estudantis das esferas nacional, estadual e municipal, demonstraram a importância do evento para os jovens porto-alegrenses. Os pronunciamentos de abertura ressaltaram a necessidade de mais oportunidades aos jovens e mais investimentos na educação e na qualificação profissional.
Segundo o judoca, o mais importante é ver que os jovens querem algo a mais para melhorar seu futuro. "É importante a luta deles. Tem que brigar por mais investimentos no esporte, na educação e em qualidade de vida. Só assim, o futuro do país será ainda mais promissor".

Durante os trabalhos da conferência, os participantes foram divididos em seis grupos para discutir temas específicos: Educação, Trabalho e Cultura; Saúde e Sexualidade; Valorização e Respeito á Diversidade; Direitos Humanos e Direto á Participação; Esporte, Lazer e Tempo Livre; Cidade, Comunicação e Transporte; Campo, Comunidades Tradicionais e Meio Ambiente.

Na apresentação dos resultados dos grupos, o que mais chamou a atenção foram os apelos pela criação da Secretaria Estadual da Juventude. Hoje há, apenas, uma coordenadoria que esta vinculada à Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos. Outros pontos amplamente debatidos foram a melhoria na qualidade do ensino, com mais investimentos nessa área, a qualificação da educação profissional e a criação de políticas de inserção dos jovens no mercado de trabalho. O investimento em novas áreas de lazer como praças, parques e quadras esportivas também foi debatido.

Segundo o secretário municipal da Juventude, Luizinho Martins, os debates realizados neste dia, sobre os mais diversos temas, e as expectativas dos jovens presentes na conferência é a demonstração das necessidades que esta camada da sociedade busca para o presente e para o futuro. "Só pela quantidade e qualidade das propostas apresentadas, já temos uma ideia de como esses jovens estão com vontade de crescer profissionalmente e, acima de tudo, como ser humanos. Isso é que nos dá prazer de trabalhar, saber que estamos atendendo aos anseios de pelo menos 25% da população de Porto Alegre" finaliza.

Um documento será formalizado com todas as propostas apresentadas, para que seja divulgada na 2ª Conferência Estadual da Juventude, que será realizada nos dias 04, 05 e 06 de novembro, em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário