8 de abril de 2012

39º Congresso da UBES - SP



Foi realizado de 01 á 04 de dezembro na cidade de São Paulo-SP a Etapa Nacional do 39º Congresso da UBES. Estudantes de todos os cantos do país, que participaram das Etapas Estaduais de um dos maiores congressos já realizados pela entidade estiveram presentes neste congresso marcado pela pluralidade das forças políticas que contribuem amplamente na construção da UBES.

O Movimento Educação e Trabalho retornou a diretoria da UBES no ano de 2009, com o objetivo de fortalecer o trabalho desenvolvido pela entidade e contribuir nacionalmente com sua representatividade na sociedade, por ter obtido grande crescimento no Movimento Estudantil Secundarista no país inteiro. Na época o estudante Arthur Luis da Veiga foi eleito Vice-Presidente Sul da entidade, com uma grande bancada do Movimento Educação e Trabalho que participou amplamente do 38º Congresso da UBES realizado na cidade de Belo Horizonte-MG. Hoje, Arthur é estudante de Publicidade e Propaganda do Instituto Porto Alegre e Presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul, entidade de representação dos estudantes universitários do RS.

Na tarde do dia 03 (sábado) aconteceu a Plenária Final do 39º Congresso da UBES, que mais uma vez, afirmou a unidade democrática da entidade. Com muita irreverência, 5 mil estudantes ocuparam o ginásio do Colégio Salesiano Santa Terezinha, zona norte de São Paulo. Na ocasião, foram votadas as conjunturas e resoluções que nortearão a UBES nos próximos anos.

Com muitas palmas, a apresentação do vídeo de homenagem aos 30 anos de reconstrução da UBES após a ditadura militar, marcou a abertura da Plenária Final. Depois de participarem dos grupos de debate que aconteceram durante o CONUBES, os estudantes de diversas forças políticas, apresentaram suas resoluções com sugestões e perspectivas para a atuação do movimento secundarista.

APROVAÇÃO E VOTO SÃO DOS ESTUDANTES

Depois de lidas, as conjunturas e resoluções embasadas em discussões que os secundaristas tiveram nos grupos de debates e em todo o congresso, eles também tiveram a vez de falar e fazer seus apontamentos ás propostas apresentadas. Entre os principais pontos, esteve a Jornada de Lutas 2012 na defesa por investimentos de 10% do PIB para a educação e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação; meia-entrada estudantil, especialmente na Copa do Mundo 2014; baixa dos juros; defesa dos direitos do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Transgêneros (LGBT), e a convocação do #OcupeBrasília.

As arquibancadas, tomadas pela disposição e engajamento político dos jovens, vibrava a cada fala dos jovens que representavam as delegações. Mais barulho e palavras de ordem tomaram conta do ginásio quando os delegados eleitos, em nome de seus estados e escolas, votaram na resoluções de Educação e Movimento Estudantil, além de aprovarem, por aclamação, a proposta de conjuntura.

ESTUDANTE PEDRO IGOR CHAVES, 18 ANOS, É ELEITO VICE-PRESIDENTE SUL DA UBES

A plenária final, realizada no ginásio do Colégio Salesiano Santa Terezinha, elegeu como nova presidenta da UBES a estudante pernambucana Manuela Braga, de 19 anos, aluna do curso técnico de Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Ensino de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE). Já o Movimento Educação e Trabalho, garantiu sua permanência na composição da entidade, elegendo o jovem Pedro Igor Chaves, 18 anos, estudante do Colégio Estadual Protásio Alves (Porto Alegre-RS), Vice-Presidente Sul da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas-UBES. Pedro atualmente é Secretário-Geral da UMESPA e Tesoureiro-Geral da União Gaúcha de Estudantes-UGES.

"O Movimento Educação e Trabalho tem se fortalecido cada vez mais em todos os segmentos que atua. No Movimento Estudantil Secundarista não é diferente, estamos marcando posição, mostrando nossa representatividade e importância nas definições dos rumos que UBES deve tomar nessa próxima gestão, para se tornar cada vez mais presente e atuante na vida do estudante brasileiro. Compor essa próxima gestão da UBES será um passo importante para o nosso movimento, vamos consolidar nossa atuação no movimento estudantil secundarista em todo o Brasil." destacou no novo Vice-Presidente Sul da UBES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário