2 de abril de 2011

Jornada de Lutas 2011: em Porto Alegre, estudantes pedem melhoria na educação

Na última quinta-feira (24), estudantes de todos os cantos da cidade de Porto Alegre e do estado participaram de mais um ato de reivindicação no país

Representando seus Diretórios Acadêmicos (DA's), Diretórios Centrais Estudantis (DCE’s) e Grêmios Estudantis, os estudantes sulistas foram às ruas do centro da capital reivindicar o direito a uma educação de qualidade. A passeata contou com a participação de mais de 1.500 jovens que, durante todo o percurso, - saindo da Prefeitura Municipal de Porto Alegre até o Palácio Piratini - puxaram palavras de ordem e acompanharam com animação o caminhão de som com diversas lideranças do movimento estudantil.

Defendendo bandeiras de luta encaminhadas no 13° CONEB da União Nacional dos Estudantes, no 1° Encontro Nacional de Grêmios Estudantis da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e bandeiras da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE-RS), os estudantes destacaram os 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação e a aprovação do novo Plano Nacional de Educação que esteja a serviço do Brasil.

"A UEE-RS esta reivindicando avanços no ensino superior gaúcho e, ao mesmo tempo, reafirmando a importância de um piso salarial descente para os profissionais da educação. Nosso slogan é ""Avançar nas pautas da educação e na unidade do movimento estudantil"", disse Luiz Rafael, presidente da UEE-RS.

E, buscando um maior dialogo com o poder público, os estudantes destacaram também a importância da parceria com a Secretaria de Educação e com o Governo do Estado. "Essa caminhada não tem o intuito de atacar nem de ir contra ninguém, os estudantes aqui presentes querem ser parceiros e ajudar a construir soluções para a melhoria da educação, como a implantação de um Plano Estadual de Assistência Estudantil, valorização e ampliação da estrutura e cursos da UERGS e pelo fortalecimento dos DCEs, DAs e CAs em todas as universidades", analisou Arthur Machado da Veiga, diretor da UEE-RS e acadêmico de Administração.

"Ver esse grande número de estudantes participando da Jornada de Lutas 2011 mostra a toda a sociedade que a juventude não está acomodada, mas sim vindo pra rua defender seus direitos, através destas entidades tão importantes, que são os Grêmios Estudantis” complementou Pedro Igor Chaves, Secretário-Geral da UMESPA e Vice-Sul da UBES.

Após o encerramento da caminhada, uma comissão de estudantes foi recebida no Palácio Piratini, para tratar sobre o diálogo permanente que deverá ser mantido entre as entidades e o governo do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário