11 de fevereiro de 2011

Dilma promete valorização da Educação no combate à miséria



Em pronunciamento, a presidenta ressaltou a importância das melhorias no ensino público e anunciou primeiras ações do governo.

Na noite da última quinta-feira, 10 de fevereiro, a presidenta Dilma Rousseff fez seu primeiro pronunciamento no cargo tratando das ações do governo federal na Educação. Segundo Dilma, o combate à miséria passa necessariamente pelo desenvolvimento do setor e, dessa maneira, sua gestão irá privilegiar programas de ampliação do acesso ao ensino público, bem como as melhorias estruturais e a valorização dos profissionais.

“Nenhuma área pode unir melhor a sociedade que a Educação. Nenhuma ferramenta é mais decisiva do que ela para superarmos a pobreza e a miséria. Nenhum espaço pode realizar melhor o presente e projetar com mais esperança o futuro do que uma sala de aula bem equipada, onde professores possam ensinar bem e alunos possam aprender cada vez melhor. É nesse caminho que temos que seguir avançando com passos largos”, declarou Dilma.

A presidenta também assumiu compromisso com a implantação do Plano Nacional de Banda Larga, a fim de garantir internet não só nas escolas como também nas casas da população mais pobre e anunciou o lançamento do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica, o Pronatec, que leva a fórmula do ProUni às escolas técnicas. Ainda na questão da acessibilidade à Educação, Dilma prometeu ampliar vagas nos cursos profissionalizantes, no ensino médio e nas universidades. Sobre as falhas apresentadas no Enem e no Sisu, ela afirmou que o governo está tomando medidas de correção que irão garantir a credibilidade desses instrumentos.

Outro ponto relevante mencionado por Dilma diz respeito à valorização dos professores. “O momento é para se investir ainda mais na formação e remuneração de professores, de ampliar o número de creches e pré-escolas em todo o país, de criar condições de estudo e permanência na escola, para superar a evasão e a repetência”.

O governo federal aproveitou o pronunciamento para lançar seu novo slogan: “País rico é país sem pobreza”. Ao explicar a frase, Dilma afirmou que “só realizaremos o destino de grandeza do Brasil quando acabarmos com a miséria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário