28 de outubro de 2011
ALERTA! Estudo mostra que 1 em 10 jovens atendidas no SUS tem DST
O relatório indica alta prevalência de infecção por clamídia entre jovens brasileiras atendidas nos serviços públicos de saúde. A clamídia é a doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode infectar homens e mulheres e ser transmitida da mãe para o bebê na passagem pelo canal do parto.
Ao todo 2.071 jovens, entre 15 e 24 anos, atendidas nas unidades do SUS, nas cinco macrorregiões (norte, nordeste, sudeste, sul, centro-oeste), participaram do estudo. A prevalência de clamídia entre as jovens avaliadas foi de 9,8%, sendo que 4% delas também tiveram resultado positivo para infecção por gonorreia.
A infecção atinge especialmente a uretra e órgãos genitais, mas também pode atingir a região anal, a faringe e ser responsável por doenças pulmonares. Se não tratada, é uma das causas da infertilidade masculina e feminina, e pode aumentar de três a seis vezes o risco da infecção pelo HIV.
A doença pode ser assintomática em até 80% das mulheres e em 50% dos homens. Quando os sintomas aparecem, podem ser parecidos nos dois sexos: dor ou ardor ao urinar, aumento do número de micções, presença de secreção fluida. As mulheres podem apresentar, ainda, perda de sangue nos intervalos do período menstrual, dor às relações sexuais, dor no baixo ventre e doença inflamatória pélvica.
Não existe vacina contra a clamídia. A única forma de prevenir a transmissão da bactéria é o sexo seguro com o uso de preservativos. Uma vez instalada a infecção, o tratamento deve ser realizado com o uso de antibióticos específicos e deve incluir o tratamento do parceiro ou parceira para garantir a cura e evitar a reinfecção.
. Festa do Helloween !
. Rei & Rainha Mariz e Barros 2011 !




O desfile de escolha do rei e rainha da nossa escola aconteceu no dia 24 de outubro as 14h. Quase deu uma chuva, mas Deus esperou um pouco e mandou a chuva mais tarde. Obrigada aos nossos colaboradores, aos professores e alunos que fizeram esta festa acontecer. Parabéns a todos os candidatos, e principalmente ao rei Jefferson da turma 201 e a aluna Andressa da turma 203, Parabéeens!
20 de outubro de 2011
6 de outubro de 2011
Conferência Municipal da Juventude define objetivos
Cerca de 900 jovens se inscreveram para o evento
A 2ª Conferência Municipal da Juventude foi marcada pela mobilização de entidades estudantis e da sociedade civil que buscam mais oportunidades e direitos para os jovens de Porto Alegre. Mais de 900 jovens se inscreveram e participaram do evento que aconteceu nesta quarta-feira, 5, na Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia.
As presenças de Murilo Parrino, representando a organização da Conferência Nacional de Juventude, do coordenador estadual da Juventude, Maurício Piccin, do campeão mundial de Judô, João Derly, e de líderes estudantis das esferas nacional, estadual e municipal, demonstraram a importância do evento para os jovens porto-alegrenses. Os pronunciamentos de abertura ressaltaram a necessidade de mais oportunidades aos jovens e mais investimentos na educação e na qualificação profissional. Segundo o judoca, o mais importante é ver que os jovens querem algo a mais para melhorar o seu futuro. “É importante a luta deles. Tem que brigar por mais investimentos no esporte, na educação e em qualidade de vida. Só assim, o futuro do país será ainda mais promissor”.
Durante os trabalhos da conferência, os participantes foram divididos em seis grupos para discutir temas específicos: educação, trabalho e cultura; saúde e sexualidade, valorização e respeito à diversidade; direitos humanos e direito à participação; esporte, lazer e tempo livre; cidade, comunicação e transporte; campo, comunidades tradicionais e meio ambiente.
Na apresentação dos resultados dos grupos, o que mais chamou a atenção foram os apelos para a criação da Secretaria Estadual da Juventude. Hoje há, apenas, uma coordenadoria que está vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos. Outros pontos amplamente debatidos foram a melhoria na qualidade do ensino, com mais investimentos nesta área, a qualificação da educação profissional e a criação de políticas de inserção dos jovens no mercado de trabalho. O investimento em novas áreas de lazer como praças, parques e quadras esportivas também foi debatido.
Segundo o secretário municipal da Juventude, Luizinho Martins, os debates realizados neste dia, sobre os mais diversos temas, e as expectativas dos jovens presentes na conferência é a demonstração das necessidades que esta camada da sociedade busca para o presente e para o futuro. “Só pela quantidade e qualidade das propostas apresentadas, já temos uma ideia de como esses jovens estão com vontade de crescer profissionalmente e, acima de tudo, como ser humanos. Isso é o que nos dá prazer de trabalhar, saber que estamos atendendo os anseios de pelo menos 25% da população de Porto Alegre” finaliza.
Um documento será formalizado com todas as propostas apresentadas, para que seja divulgado na Conferência Estadual da Juventude, que se realizará nos dias 4, 5 e 6 de novembro, em Porto Alegre.
30 de setembro de 2011
29 de setembro de 2011
REFLEXÃO!
"(...) Ele me ensinou quase tudo o que sei: não só o tesouro oculto nas páginas de cada livro fechado, não só a maravilha de cada pequena ou grande descoberta, não só a comunhão com autores e leitores, mas a sabedoria da vida cotidiana."
"(...) Esse é o verdadeiro mestre: o que não castiga mas impele, o que não doutrina mas desperta a curiosidade e a acompanha, o que não impõe mas seduz, o que não quer ser modelo nem exemplo mas companheiro de jornada (...)"
Autor desconhecido
PARABÉNS AOS JT DO MARIZ E BARROS !

23 de setembro de 2011
Aluno atira em professora e se mata em São Caetano
Reconhecida pelo excelente desempenho educacional por índices e exames estaduais e nacionais, a Escola Municipal de Ensino Professora Alcina Dantas Feijão, no bairro Mauá, em São Caetano, tem agora uma mancha de sangue nesse caminho glorioso. Aluno do 4° ano do Ensino Fundamental, David Mota Nogueira, de apenas 10 anos, feriu ontem a bala a professora Rosileide Queiros de Oliveira, 38, e em seguida atirou contra a própria cabeça.
Era por volta das 15h50 e o intervalo do período da tarde havia terminado há pouco. Parte dos estudantes e docentes ainda se acomodava em suas salas de aula quando David pediu a Rosileide para ir ao banheiro. Segundo o capitão do 6° Batalhão de Polícia Militar, Robinson Castropil, quando voltou, já com o revólver calibre 38 em punho, a criança disparou contra a professora.
Rosileide foi atingida na região lombar, do lado esquerdo do corpo - 25 alunos estavam na sala. Socorrida por helicóptero da Polícia Militar, foi levada ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, e não corre risco de morrer, de acordo com a Prefeitura de São Caetano.
Após o primeiro tiro, David andou poucos metros até uma escada, apontou a arma contra a cabeça e puxou o gatilho. A criança foi levada com vida para o Hospital de Emergências Albert Sabin, mas não resistiu a duas paradas cardíacas, morrendo às 16h50.
O estampido dos disparos causou correria nos corredores. "Eu estava indo para a sala. Ouvi o primeiro barulho e pensei até que fosse de fora, mas, em poucos segundos, veio outro tiro. Fui ver o que havia e encontrei o menino no chão. Tinha bastante sangue", contou um aluno do 9° ano.
A notícia se espalhou e logo os pais estavam na porta da escola para buscar seus filhos. Apreensivos, muitos falavam ao celular para tranquilizar familiares ou mesmo para receber mais informações sobre o caso, a essa altura já noticiado por rádios, TVs e internet. Alguns estudantes deixaram a escola aos prantos e eram abraçados por pais em lágrimas.
A Alcina Dantas Feijão obteve a melhor nota no Exame Nacional do Ensino Médio de 2010 entre as escolas públicas não técnicas do Estado. O resultado saiu há 11 dias. Ano passado, a escola foi apontada como a melhor de São Paulo para alunos do 6° ao 9° anos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. As aulas estão suspensas hoje.
Menino pegou revólver do pai para cometer o crime
O revólver que David Mota Nogueira utilizou para atirar contra a professora e depois se matar pertence ao seu pai, o guarda-civil municipal de São Caetano Milton Evangelista Nogueira, que trabalha na GCM há 14 anos.
Segundo o secretário de Segurança da Prefeitura, Moacyr Rodrigues, a arma é particular e não da corporação. O revólver está registrado no nome de Nogueira, não tem numeração raspada e está licenciado até setembro de 2012.
Rodrigues garantiu ter reforçado as ações de segurança em todas as instituições de ensino da cidade, logo após o registro de casos de violência como o massacre de Realengo, quando em abril um atirador matou 12 crianças e feriu outras 12 no Rio de Janeiro.
"É uma tragédia que dificilmente poderíamos prevenir ou prever", disse o secretário. CW-23Delegado titular da Delegacia Sede de São Caetano, Francisco José Cardoso se impressionou: "Estamos diante de um caso anormal. Não se trata de adolescente ou adulto, mas de uma criança que atirou na professora e se matou."
Cardoso afirmou que o pai do aluno poderá ser indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar), se ficar comprovado que guardava a arma na residência de forma negligente ou imprudente. O pai teria dito que percebeu a falta da arma quando voltou para casa, logo após levar o filho à escola. Depois de procurar e não achar, foi à unidade e questionou os dois filhos, que disseram não saber do revólver.
À noite, na chegada ao Instituto Médico-Legal, o pai de David pediu que "respeitassem o momento difícil" e que preferia não se pronunciar. A investigação está a cargo do 3° Distrito Policial. "A primeira informação que obtivemos é que o garoto não gostava da professora", disse o delegado. Além das crianças, duas testemunhas adultas serão ouvidas nos próximos dias.
De acordo com Cardoso, na mochila do garoto foi encontrado desenho que pode auxiliar a polícia. Na primeira parte da folha há apenas a fachada da escola e a porta de entrada. Do outro lado há uma professora próxima à lousa, carteiras vazias e uma criança sentada em uma delas usando uniforme. Acima, a observação: "Eu com 16 anos."
O retrato será encaminhado para psicólogos e profissionais especializados para análise. (reportagens de André Vieira, Bruna Gonçalves, Camila Galvez e Maíra Sanches)

10 de setembro de 2011
Estudantes debatem meia-entrada com Carri

Carrion conversou com estudantes de Porto Alegre.
Segundo Carrion, “Revogando a lei atual, o que foi conquistado até o momento fica suspenso, até surgir uma nova lei. E se a nova lei for barrada? Quem perde são os estudantes e toda a sociedade.”
Com o objetivo de discutir todos estes temas e ampliar o debate, haverá uma Audiência Pública, no dia 12 de Setembro, às 9 horas da manhã, no Fórum Democrático, no térreo da Assembléia Legislativa.
2 de agosto de 2011
VOCÊ PAGARIA R$ 4.000 POR UMA LIXEIRA?
1 de agosto de 2011
Volta as aulas 01/08/2011 Tarde !
Volta as aulas 01/08/2011 Manhã !





